Terra dos Pesadelos
12/02/2010 17:09
Entre os dias 5 e 27 de Dezembro de 2009 teve lugar na Quinta do Castelo mais uma Edição da Terra dos Sonhos. Hoje, porém, a terra dos Sonhos vê-se transformada em Terra dos Pesadelos.
Na homepage do evento, e em jeito de despedida do mesmo, pode ler-se que: “de regresso à Lapónia, o Pai Natal levará a sua casa, a Fábrica de Brinquedos, os elfos, os duendes e o turbilhão atarefado dos dias que antecedem o momento especial em que todas as crianças do Mundo esperam pelas suas prendas!”
Pois, ao que parece, o Pai Natal terá levado tudo isso, mas pelos vistos, deverá ter-se esquecido de limpar convenientemente o local onde se realizou o evento.
De facto, a Juventude Socialista de Santa Maria da Feira deslocou-se ao local no dia 9 de Fevereiro, com o objectivo de verificar a situação da falta de limpeza da quinta do Castelo, e ficou indignada com o que acabou por encontrar.
Trata-se de um espaço nobre da Cidade e do Concelho que se encontra sujo, cheio de resíduos de todas a espécie por entre as árvores e vegetação, e com restos de materiais e de estruturas de suporte ao evento, que vão definhando ao sabor da intempérie, dando a um espaço nobre um aspecto degradante e soturno.
É de lastimar que a Quinta do Castelo seja tratada desta forma por parte do executivo Camarário, porque em vez de ser promovida como espaço turístico e histórico, quer para os turistas, quer para os próprios feirenses, a Quinta do Castelo é usada como espaço descartável para a realização de eventos sazonais, sendo depois esquecida e deixada ao abandono, à lixeira e à degradação.
Este exemplo demonstra mais uma vez, a falta de visão integrada acerca do aproveitamento dos espaços que são de todos os feirenses e que deveriam representar valor acrescentado em termos da valorização do património histórico e educacional dos habitantes do nosso Concelho. Para além disso, demonstra também a cultura exibicionista da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, promovendo durante 22 dias um evento num espaço, deixando-o ao abandono logo que o fulgor publicitário tem o seu fim.
Acima de tudo, o espaço da Quinta do Castelo é de todos e deveria estar preservado, para que todos, durante todo o ano, pudessem ter orgulho e fruição desse mesmo espaço.
Juventude Socialista
Concelhia de Santa Maria da Feira
O Secretariado
———
Voltar